Gestão de Condomínios
ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO
Legalmente eleita/nomeada através de assembleia de condóminos, a HSN efectua a Administração do Condomínio, tendo por base as funções do administrador consignadas na lei (artigo 1436º do código Civil). Este serviço é prestado por profissionais com formação técnica certificada em administração de condomínios, acrescida de know-how adquirido.
Funções da Administração
a) Convocar a assembleia dos condóminos;
b) Elaborar o orçamento das receitas e despesas relativas a cada ano – METODOLOGIA “PRO”
c) Verificar a existência do seguro contra o risco de incêndio, propondo à assembleia o montante do capital seguro;
d) Cobrar as receitas e efectuar as despesas comuns;
e) Exigir dos condóminos a sua quota-parte nas despesas aprovadas;
f) Realizar os actos conservatórios dos direitos relativos aos bens comuns;
g) Regular o uso das coisas comuns e a prestação dos serviços de interesse comum;
h) Executar as deliberações da assembleia;
i) Representar o conjunto dos condóminos perante as autoridades administrativas;
j) Prestar contas à assembleia;
l) Assegurar a execução do regulamento e das disposições legais e administrativas relativas ao condomínio;
m) Guardar e manter todos os documentos que digam respeito ao condomínio.
MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES
Na Manutenção e Gestão da Manutenção de Instalações do edifício a HSN efectua as seguintes actividades: Levantamento do Edifício, Gestão da Manutenção e Inspecções Periódicas Obrigatórias, Vistorias de Manutenção e Manutenção Efectiva, Organização da Segurança Contra Incêndios.
Levantamento do Edifício
• Levantamento de todos os equipamentos e instalações técnicas do edifício;
• Identificação das entidades inspectoras e prestadoras de serviços de manutenção e análise dos planos existentes.
Gestão da Manutenção e Inspecções Periódicas Obrigatórias
• Acompanhamento de todas as entidades inspectoras e prestadoras de serviços;
• Elaboração e supervisão de “Planos de Manutenção por Equipamento/Prestador de Serviço” identificando: actividades, procedimentos, rotinas de manutenção e periodicidades;
• Elaboração do “Registo de Ocorrências” por equipamento, registando: avarias, intervenções, inspecções, registo de assinaturas de execução de manutenção e supervisão, etc.
Vistorias de Manutenção e Manutenção Efectiva
• Elaboração do “Plano de Rotinas de Manutenção Preventiva” para a componente construtiva/estrutural do edifício;
• Deslocações ao edifício com periodicidade adequada, para cumprimento do plano de procedimentos de manutenção preventiva e acções de manutenção correctiva:
Manutenção Preventiva: Análise do correcto funcionamento das diferentes instalações técnicas, lubrificação de dobradiças, limpeza de caleiras, algerozes e ralos de cobertura, etc.
Manutenção Correctiva: Substituição de puxadores, calibração de sensores automáticos, afinação de fechaduras, afinação de molas de compensação, substituição de lâmpadas, arrancadores, etc.
(Materiais não incluídos)
Organização da Seg. Contra Incêncidos
• A legislação obriga à manutenção das condições de segurança contra o risco de incêndio. A HSN organiza estas tarefas do seguinte modo:
Plano de Manutenção – Conjunto de procedimentos de manutenção para garantir a eficácia dos equipamentos de combate a incêndios;
Sinalética de emergência – Observação da manutenção da sinalética SCIE.
• A legislação obriga igualmente à implementação de Medidas de Auto-Protecção aplicáveis aos edifícios de acordo com a sua Utilização Tipo, classificação de Categoria de Risco e classificação de Locais de Risco: plantas de emergência, planos de emergência interna, registo de segurança, acções de sensibilização e formação, simulacros, etc. A HSN procede à verificação da conformidade do edifício de acordo com a legislação.