Gestão de Condomínios

 

ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO

 

Legalmente eleita/nomeada através de assembleia de condóminos, a HSN efectua a Administração do Condomínio, tendo por base as funções do administrador consignadas na lei (artigo 1436º do código Civil). Este serviço é prestado por profissionais com formação técnica certificada em administração de condomínios, acrescida de know-how adquirido.

Funções da Administração

a)   Convocar a assembleia dos condóminos;

b)   Elaborar o orçamento das receitas e despesas relativas a cada ano – METODOLOGIA “PRO”

c)   Verificar a existência do seguro contra o risco de incêndio, propondo à assembleia o montante do capital seguro;

d)   Cobrar as receitas e efectuar as despesas comuns;

e)   Exigir dos condóminos a sua quota-parte nas despesas aprovadas;

f)    Realizar os actos conservatórios dos direitos relativos aos bens comuns;

g)   Regular o uso das coisas comuns e a prestação dos serviços de interesse comum;

h)   Executar as deliberações da assembleia;

i)    Representar o conjunto dos condóminos perante as autoridades administrativas;

j)    Prestar contas à assembleia;

l)    Assegurar a execução do regulamento e das disposições legais e administrativas relativas ao condomínio;

m)  Guardar e manter todos os documentos que digam respeito ao condomínio.

 

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES

 

Na Manutenção e Gestão da Manutenção de Instalações do edifício a HSN efectua as seguintes actividades: Levantamento do Edifício, Gestão da Manutenção e Inspecções Periódicas ObrigatóriasVistorias de Manutenção e Manutenção EfectivaOrganização da Segurança Contra Incêndios.

Levantamento do Edifício

• Levantamento de todos os equipamentos e instalações técnicas do edifício;
• Identificação das entidades inspectoras e prestadoras de serviços de manutenção e análise dos planos existentes.

Gestão da Manutenção e Inspecções Periódicas Obrigatórias

• Acompanhamento de todas as entidades inspectoras e prestadoras de serviços;

• Elaboração e supervisão de “Planos de Manutenção por Equipamento/Prestador de Serviço” identificando: actividades, procedimentos, rotinas de manutenção e periodicidades;

• Elaboração do “Registo de Ocorrências” por equipamento, registando: avarias, intervenções, inspecções, registo de assinaturas de execução de manutenção e supervisão, etc.

Vistorias de Manutenção e Manutenção Efectiva

• Elaboração do “Plano de Rotinas de Manutenção Preventiva” para a componente construtiva/estrutural do edifício;

• Deslocações ao edifício com periodicidade adequada, para cumprimento do plano de procedimentos de manutenção preventiva e acções de manutenção correctiva:

Manutenção Preventiva: Análise do correcto funcionamento das diferentes instalações técnicas, lubrificação de dobradiças, limpeza de caleiras, algerozes e ralos de cobertura, etc.

Manutenção Correctiva: Substituição de puxadores, calibração de sensores automáticos, afinação de fechaduras, afinação de molas de compensação, substituição de lâmpadas, arrancadores, etc.

(Materiais  não incluídos)

Organização da Seg. Contra Incêncidos

• A legislação obriga à manutenção das condições de segurança contra o risco de incêndio. A HSN organiza estas tarefas do seguinte modo:

Plano de Manutenção  – Conjunto de procedimentos de manutenção para garantir a eficácia dos equipamentos de combate a incêndios;

Sinalética de emergência – Observação da manutenção da sinalética SCIE.

• A legislação obriga igualmente à implementação de Medidas de Auto-Protecção aplicáveis aos edifícios de acordo com a sua Utilização Tipo, classificação de Categoria de Risco e classificação de Locais de Risco: plantas de emergência, planos de emergência interna, registo de segurança, acções de sensibilização e formação, simulacros, etc. A HSN procede à verificação da conformidade do edifício de acordo com a legislação.